NSA. SHA. DA GLORIA-SE (5ª Etapa Sergipano de MX)

Esse final de semana 23\24\Nov\2013 vamos a capital do sertão sergipano, cidade de Nsa. Sha. da Gloria que fica a 126km da capital Aracaju.
Gloriense Valter Motos, pronto para receber a 5ª etapa do campeonato sergipano de motocross, prova com narração CariraCross. (Conheça um pouco da cidade).


    Foto \ cidade-brasil.com.br

CULTURA

Por estar situada no sertão, ainda hoje é comum encontrar, principalmente na feira realizada às sextas e sábados, homens caracterizados de vaqueiros. Entre os principais eventos do município estão a festa da padroeira Nossa Senhora da Glória, comemorada com missa e procissão no dia 15 de Agosto, e o antigo evento hoje com suas atividades encerradas “O Homem mais feio do sertão”, promovido por Marujo, que já entrou para o calendário do município, além destes o antigo Forró da Paz onde já foi um evento revelação na cidade, promovido pela Câmara de Dirigente Lojistas e a Prefeitura Municipal.

O Gloriense é um povo muito religioso, predominando no município o catolicismo. A Igreja Matriz, que passou a ser paróquia em 1959 e teve como primeiro pároco José Amaral de Oliveira, foi construída em terreno doado por um senhor conhecido apenas por Xixiu.
O interesse pela música surgiu em 1918, quando foi criada a banda, com 19 componentes, que tocava nos desfiles de 7 de setembro. Surgiu o “Musical Syrius, Tenente, Musical Opção, Jarbas Moreno, Bráulio, Banda Swing Mania, Banda de Forró Maçã com Mel,Forrozão do Bafafá, Os Carinhas do Samba e mais recentemente está despontando a Banda Balanço da boiada,que vem fazendo sucesso em todo nordeste.
Em 2011, a cultura da cidade de Glória foi retratada no renomado filme "Vou rifar meu coração"6 . o qual esteve presente nas seletivas de importantes festivais nacionais, como o Festival Internacional de Cinema de São Paulo e o FIC de Brasília.7 .
Outro ponto que a cidade vem se destacando como polo cultural é com o festival "Rock do Sertão" que tornou-se referência para a música sergipana, servindo como espaço para que as bandas locais possam mostrar o seu trabalho. O público que cresce a cada edição é uma prova de como lança raízes no processo de desenvolvimento e reconhecimento da boa música do estado. Tanto que o festival encontra-se em 2011 na sua oitava edição, obtendo cada vez mais reconhecimento na mídia nacional.8 
MOTOCROSS
Começam a surgir novos talentos, depois do vaqueiro Luizinho Costa.trocar seu cavalo por uma motocicleta, e passar a vencer provas de motocross pelo nordeste. O sobrinho do piloto Luizinho, Emerson costa, chegou a ganhar um titulo de campeão sergipano da 50cc, hoje disputa com chances de ser campeão o titulo da 65cc.
Surgindo mais outro taleto o Daniel Aragão, vem conquistando seu lugar no pódio.

O CONVITE É DA FAMÍLIA VALTER MOTOS

Fonte\
CariraCross