HISTORIA DE MOTOVELOCIDADE


Conhece historia do mundo da Motovelocida e o porque a FIM - Federação Internacional de Motociclismo suspendeu o Brasil de seus quadros em meados da década de 1950.




HISTORIAS DO MOTOVELOCIDADE

Durante a etapa no Brasil do GP Motor Race 2012, em Santa Cruz do Sul (RS), o piloto brasileiro Marlinton dos Reis Teixeira, conhecido como Kalunga, fingiu ter desmaiado na pista para provocar a adesão da bandeira vermelha (interrupção da prova). Ele escorregou da motocicleta e, depois de algumas tentativas frustradas de voltar para a corrida, decidiu apelar para a cena forjada - se jogou no chão, pediu socorro e ficou imóvel até a chegada do resgate. O que ele não sabia era que tudo estava sendo filmado. Kalunga foi banido da categoria.
___________________________________
O cérebro humano destreinado não consegue trabalhar a velocidades acima de 210 km/h. O piloto de moto que atingir essa velocidade pode não conseguir frear, fazer curvas ou acelerar, aumentando o risco de acidentes. Por isso, são necessários ao menos sete anos de treinamento para um atleta conseguir pilotar em alta velocidade em segurança.
____________________________________
A Federação Internacional de Motociclismo suspendeu o Brasil de seus quadros em meados da década de 1950. Isso porque, depois de correr em Interlagos, os grandes astros internacionais da época esperavam seu pagamento para voltar à Europa. Não receberam. Cada um teve que ser socorrido por seu consulado.
_____________________________________
O Mundial de Motociclismo existe desde 1949. São três cate.gorias - 125, 250, 500 e 990 cm3 - e cada prova dura 45 minutos.

BANDEIRAS

Vermelha, agitada 
Parada Obrigatória para todos

Preta 
Piloto indicado deve parar no Pit Stop

Amarela Fixa 
Perigo, dirigir devagar

Amarela, agitada 
Perigo imediato, devagar, não saltar, não ultrapassar

Azul, agitada 
Atenção dê passagem

Branca com Cruz Vermelha
Atendimento médico na pista

Verde 
Pista livre para a largada da bateria

Xadrez: preta e branca
Fim de prova ou treino

A bandeira verde só poderá ser utilizada por um oficial de largada durante o procedimento de largada.
A bandeira azul deve ser usada por oficiais de sinalização suplementares, especializados para esta bandeira somente.

Ultrapassar sob bandeira amarela;
PENA: Desclassificação da bateria em questão. 

Saltar em bandeira amarela
PENA: Desclassificação imediata da bat
piloto que obtiver vantagem sob bandeira amarela e
devolver a posição imediatamente e não tiver tirado
vantagem não haverá punições.

Fonte\ Alexandro Batista
Serrinha-BA