FAMÍLIA BALBI NO BRMX


Os melhores pilotos do Brasil começam a chegar em Santa Maria (RS) para a 7ª e penúltima etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross, que será realizada neste fim de semana, 11 e 12, na pista do Hotel Fazenda Pampas, na Estrada Daniel Rizzi (Antiga Cidade dos Meninos).


Nesta quinta-feira, 9, os irmãos pilotos, Balbi Jr e Mariana Balbi, desembarcaram no local da pista. Os dois participaram de uma coletiva de imprensa.

Balbi Jr é o terceiro colocado na principal categoria, a MX1. O piloto que já conta com títulos no Brasileiro de Motocross nesta classe, está 22 pontos atrás do líder do Campeonato, o equatoriano Jetro Salazar. Balbi só tem essa rodada antes da final que acontece em Toledo (PR) nos dias 18 e 19 de outubro.

“Eu sou o brasleiro mais bem colocado na classificação dessa que é a principal categoria. Temos 100 pontos em disputa e vou brigar por cada um deles”, ressalta Balbi Jr.

Já Mariana Balbi ocupa a quarta posição no ranking da categoria MX3. A prova será a final para a classe, assim como para a Junior em que Enzo Lopes, garantiu o título antecipado no Rio de Janeiro e também para as classes 50cc e 65cc.

Dentro da pista, apenas as máquinhas que ajustam os últimos detalhes do traçado. A pista recém-construída na área do Hotel Fazenda Pampas tem 1.530 metros e foi construída em um terreno plano. A pista conta com saltos, mesas e um triplo, além de uma parte de mais velocidade.

“Nós não tinhamos uma pista assim aqui na cidade. Isso vai ser muito bom, pois temos muitos praticantes de Motocross, mas que não tinham onde andar. Esse é um dos grandes legados que esta prova deixará para nós”, afirma o Secretário de Esportes de Santa Maria, Erony Paniz.

“É um lugar muito bonito aqui. Achei legal essa proximidade com a natureza que temos aqui. Acabamos de chegar, mas já tive uma impressão muito boa” ressalta Mariana Balbi.

A entrada para o evento custará R$10 para o sábado e R$15 para o domingo. Os ingressos poderão ser adquiridos somente no local do evento.

O Campeonato Brasileiro de Motocross 2014 é organizado pela CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e tem o patrocínio da Honda, Yamaha, Rinaldi, Peterlongo, Levorin, Petrobras, Lubrax e IMS. A 7ª etapa é uma realização do Portal Zuun Motorcycles, promoção da Prefeitura de Santa Maria e patrocício Hotel Fazenda Pampas.

Disputas

A disputa promete ser boa nas duas principais categorias, MX1 e MX2, já que o título ainda está indefinido. Serão 50 pontos em jogo para cada classe. Na MX2, Thales Vilardi é o líder com 260, mas o português Paulo Alberto, atual campeão da categoria, aparece logo atrás com apenas dois tentos a menos. Os dois pilotos estão brigando ponto a ponto em cada prova.

Já na principal categoria, a MX1, o equatoriano Jetro Salazar está na frente com 241 pontos. O espanhol Carlos Campano ganhou posições na etapa realizada no Rio de Janeiro e já é o segundo colocado com 220 pontos. Os brasileiros Balbi Jr. (219), Jean Ramos (218) e Wellington Garcia (212) aparecem nas próximas colocações. O atual campeão da categoria, o inglês Adam Chatfield é o sexto com 188 pontos.

Categorias:

MX1 (motos até 450cc, pilotos de 17 a 55 anos), MX2 (motos até 250cc, pilotos de 14 a 23 anos), MX3 (motos até 450cc, pilotos homens com idade a partir de 35 anos e mulheres a partir de 17 anos), Junior (motos até 150cc, pilotos homens de 11 a 15 anos e mulheres até 17 anos), 65cc (motos até 65cc, pilotos de 7 a 12 anos) e 50cc (motos até 50cc, pilotos de 05 a 09 anos).

Fonte\CBM