REGULAMENTO DO ARENA NORDESTE DE MOTOCROSS


Saiu o regulamento do Arena Nordeste de Motocross, confira os estados que recebe as etapas e categorias do campeonato, confirmando a primeira etapa para a cidade de Arapiraca-AL; nos dias 4\5\Abril no Motocross da Redenção do Moto Grupo Centuriões do Rei.



ARENA NORDESTE DE MOTOCROSS 2015
REGULAMENTO

01 – DA ORGANIZAÇÃO GERAL
O ARENA NORDESTE DE MOTOCROSS tem a organização da PERACE- PERNAMBUCO RACE *COMPETIÇÕES E EVENTOS*, a qual deve ocorrer entre 01 de janeiro e 31 de novembro de 2015, com 06 etapas em locais á serem definidos e supervisionados pelas Federações Anfitriã das etapas e CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo)

A participação é aberta a todos os pilotos filiados a CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e Federações que irão receber as etapas do arena Nordeste de Motocross.

Obs.: Todos os pilotos deverão apresentar no ato da inscrição documento de identidade juntamente com A CARTEIRA DE FILIAÇÃO CBM


02 - DAS CATEGORIAS
(2.1 - O Campeonato será disputado nas seguintes categorias:
CATEGORIAS: ESPECIAL MX1-PRÓ, ESPECIAL MX-AMADOR, ESPECIAL MX-3, EPECIAL MX-4, ESPECIAL MX-JUNIOR 85/150CC, ESPECIAL MIRIM 50/65cc, NACIONAL PRÓ.

NACIONAL AMADOR, NACIONAL 230cc, NACIONAL OPEN, NACIONAL 125/200cc
OBS: Cada piloto deverá pontuar apenas em 02 (duas) categorias do campeonato, se não houver indicação a direção irá escolher a categoria com o melhor desempenho do mesmo.

(2.2 – Para a categoria ESPECIAL MX-3, ESPECIAL MX-4 ESPECIAL, MX-JUNIOR 85/150cc e ESPECIAL MIRIM 50/65cc.

# Serão considerados pilotos da categoria ESPECIAL MX-3 (pilotos nascido até o ano de 1980, ou seja, idade de 35 anos) NESSA CATEGORIA É OBRIGATÓRIA A COPIA DA CNH PARA ARQUIVO JUNTO A SECRETÁRIA DE PROVA.

# Serão considerados pilotos da categoria ESPECIAL MX-4 (pilotos nascido até o ano de 1975, ou seja, idade de 40 anos) NESSA CATEGORIA É OBRIGATÓRIA A COPIA DA CNH PARA ARQUIVO JUNTO A SECRETÁRIA DE PROVA

# Serão considerados pilotos da categoria ESPECIAL MX-JUNIOR 85cc a 150cc (pilotos nascidos apartir do ano de 2000, ou seja, idade de 15 anos). Esta categoria é destinada apenas á motos especiais (importadas), sendo proibida a participação nessa categoria de motos nacionais. NESSA CATEGORIA É OBRIGATÓRIA A COPIA DE CERTIDÃO DE NASCIMENTO AUTENTICADA PARA ARQUIVO JUNTO A SECRETÁRIA DE PROVA.

# Serão considerados pilotos da categoria Mirim 50cc a 65cc (pilotos nascidos apartir do ano de 2002, ou seja, idade de 13 anos). Esta categoria é destinada apenas á motos especiais (importadas), sendo proibida a participação nessa categoria de motos nacionais. NESSA CATEGORIA É OBROGATÓRIA Á COPIA DE CERTIDÃO DE NASCIMENTO AUTENTICADA PARA ARQUIVO JUNTO A SECRETÁRIA DE PROVA.

(2.3-A categoria NACIONAL-PRÓ FORÇA LIVRE será destinada á todos os pilotos das categorias: ESPECIAL Mx-PRÓ, ESPECIAL Mx-OPEN e ESPECIAL Mx-AMADOR.

(2.4-Não será permitido á participação de pilotos das categorias MX-1 PRÓ, MX-AMADOR, MX-3, MX-4 e JUNIOR 85/150cc em categorias inferiores como: Nacional 230cc, Nacional amador, Nacional Open, Nacional 125/200cc.

As únicas categorias nacionais que pode capacitar o piloto a andar na categoria Nacional Pró, será a Nacional 230cc e Nacional Open



03 – DAS MOTOCICLETAS
(3.1 - As motocicletas deverão estar nos treinos e nas provas equipadas com 03 placas (number plate) e com números grandes e legíveis. Será vetada pela comissão técnica da prova, a participação de motocicletas que por falta de segurança ponham em risco a vida de seu condutor e/ou demais concorrentes

(3.2 - Serão exigidos itens obrigatórios de segurança como: Protetor de pinhão, manetes deverão manter as pontas originais ou possuir pontas de proteção e as manoplas deverão ser mantidas originais de forma a ocultar as pontas do guidão, as motocicletas não podem ter descansos laterais. (Obs. os infratores ficam sujeitos à desclassificação da prova)

(3.3 - Os pilotos menores de 18 (dezoito) anos deverão apresentar um Termo de responsabilidade, firmado em conjunto com o seu responsável legal e autenticado em cartório.

(3.4 - Ficamos estipulados que cada piloto poderá competir no máximo em 03 (tres) categorias, assim definido a sua escolha ou mediante autorização da direção de prova


04 – DAS INSCRIÇÕES
(4.1 - Ficam estipulado os valores da taxa de inscrição de R$70,00 (Setenta reais) para as classes de motocicletas NACIONAIS ou IMPORTADAS para todos os pilotos.
05 – DA LINHA DE LARGADA

(5.1 - A linha de largada será composta pelo número máximo de 20 (vinte) motos em cada categoria, excedendo esse número os pilotos inscritos serão divididos proporcionalmente em baterias eliminatórias de 05 (cinco) voltas, com classificação de até 10 (dez) pilotos por eliminatória.

(5.2 - Todas as largadas falsas serão indicadas por 01 (uma) bandeira vermelha agitada pelo DIRETOR DE PROVA indicando o retorno imediato a zona de espera para a realização de uma nova largada. O piloto que provocar largadas falsas será punido coma bandeira preta sobe pena de desclassificação imediata.


06– DOS TREINOS LIVRES
(6.1 - Serão realizados a partir das 14 horas do dia anterior à corrida, estipulados em seções de 20 (vinte) minutos/seção para cada categoria. Obs. (Serão realizadas quantas seções forem necessários para atender a todos os pilotos, desde que seja obedecida a mesma ordem).

(6.2 - Durante os treinamentos, cada piloto poderá utilizar somente as motocicletas examinadas e aprovadas na inspeção técnica sob o seu respectivo nome e numero de largada. Uma motocicleta só pode ser apresentada na inspeção técnica com o nome de um piloto que irá utilizá-la.



07 – DO PARQUE FECHADO
(7.1 - Em todas as etapas do Arena Nordeste de MotoCross serão obrigatórias a destinação de uma área mínima e exclusiva ao parque fechado, que deverá ter ligação direta com a entrada e saída na pista sem a interferência do público, também área exclusiva de pit line para mecânicos ou chefes de equipes (02 membro de cada equipe)

(7.2 - Na zona de espera os pilotos poderão realizar reparos nas motocicletas e permanecer juntamente com seus mecânicos (01 piloto/01 mecânico) até o momento que anteceder a primeira largada.

(7.3 - Após vistoria e autorização do Diretor de Prova, os pilotos deverão se dirigir para o gayte de largada, com suas motocicletas desligadas. A largada será definida pela ordem de inscrição e não poderá mais ocorrer mudanças nem assistência aos pilotos.

(7.4 - Ninguém, exceto os oficiais de prova e imprensa será autorizado a permanecer no interior da área da pista.


08 – DA PROGRAMAÇÃO

(08.1 - SABADO
14h00min horas: vistoria e inscrições
14h00min as 17h00min horas: treinos livres
08.2 - DOMINGO
08h00min as 10h00min horas: vistoria e inscrições
08h00min as 10h00min horas: warm-up
10h00min às 10h30min horas: manutenção da pista
10h30min horas: largada oficial

Obs.: as premiações serão realizadas imediatamente após o término de cada bateria.


09– DAS ETAPAS e PROVAS

(9/1 – Etapas
1 -O ARENA NOERDESTE DE MOTOCROSS 2015 será realizado em 04 Estado do nordeste (Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Ceará). As provas acontecerão de preferência, durante as principais festas ou eventos de cada Cidade com o intuito de promover maior interação, desenvolvimento sócio-econômico, cultural e esportivo para os Municípios da região.

Obs. Os valores á serem destinados á premiação para cada etapa do campeonato não poderá ser inferior ao valor de R$ 10.500,00(Dez mil e quinhentos reais).


2 -Os custos de realização ficam estipulados através de orçamentos negociados com os Parceiros empreendedores, Patrocinadores e Poder Público Municipal, formalizado por meio de contrato celebrado entre realizadores do evento.

9.3 - As provas e treinos serão cronometrados e terão a direção de prova da PERACE- “COMPETIÇÕES E EVENTOS”
.
(9/2 - PROVAS
1 - A linha de largada será formada pelo número mínimo de 06 motos, não ocorrendo essa quantidade, cabe a direção de prova manter ou cancelar a categoria.



2 – Parada de Prova

O Diretor de Prova tem o direito, sob suas próprias iniciativas ou por razões urgentes de segurança ou caso de força maior, paralisar uma prova prematuramente ou uma parte dela. Ocorrendo paralisação na primeira metade do tempo previsto da prova, haverá uma nova largada com a participação dos pilotos que ainda estiverem em condições de competir. Os responsáveis pela paralisação serão colocados atrás da linha de largada ou excluídos da prova.

Transcorridos mais de 50% (cinqüenta por cento) do tempo previsto, a prova será considerada completa considerando para fins de classificação a ordem de passagem pela linha de chegada da volta anterior a paralisação.


5 – O tempo de prova estipulado para cada categoria será a seguinte:

Mx1- Pró 20 minutos de prova + 02 voltas
Mx- 3 e 4 15 minutos de prova + 02 voltas
Mx- Amador 17 minutos de prova + 02 voltas
Mx- Junior 85/150cc 15 minutos de prova + 02 voltas
Nac. Pró 15 minutos de prova + 02 voltas
Nac. 230cc 15 minutos de prova + 02 voltas
Nac. amador 15 minutos de prova +02 voltas
Nac. Open 15 minutos de prova + 02 voltas
Nac. 125/200cc 15 minutos de prova + 02 voltas
Mirim 50/65cc 15 minutos de prova + 02 voltas


10 – DAS ASSISTÊNCIAS EXTERIORES E INFRAÇÕES NO PERCURSO
(10.1 - O piloto que tomar atalhos, não diminuir a velocidade ou ultrapassar sob bandeira amarela e ainda receber assistência exterior, será punido através de bandeira preta ao qual deverá se dirigir ao PIT LINE e parar. Caso não o piloto não obedeça á direção de prova sofrerá punição administrativa.


11 – DOS SINAIS OFICIAIS
(11.1 - Os sinais oficiais serão observados através de bandeiras medindo aproximadamente 50 cm X 60 cm, como segue e terão os seguintes significados:

Vermelha agitada Parada Imediata, Obrigatória para todos.
Amarela fixa-Perigo, Dirigir devagar
Azul Agitada-retardatário dê ultrapassagem
Verde agitada -Pista Livre para a largada da bateria
Xadrez Preta e Branca Agitada Fim de Prova ou Treino
As bandeiras serão usadas por oficiais de sinalização suplementares, especializados para esta função com idade mínima de 16 (dezesseis) anos.


12– DA ESCALA DE PONTUAÇÃO
(12.1 - A pontuação será individual e independente para cada piloto, nas categorias do campeonato. O critério de desempate para o campeonato será o maior numero de vitórias seguido pela melhor colocação durante as etapas.

(12.2 - Os pontos serão atribuídos para Campeonato Pernambucano de MotoCross 2013 para cada categoria, válido como segue:

CLASSIFICAÇÃO PONTUAÇÃO CLASSIFICAÇÃO PONTUAÇÃO

1º LUGAR 25 4º LUGAR 18 7ºLUGAR 12 10ºLUGAR 06 13º LUGAR 03
2º LUGAR 22 5º LUGAR 16 8ºLUGAR 10 11ºLUGAR 05 14º LUGAR 02
3º LUGAR 20 6º LUGAR 14 9ºLUGAR 08 12ºLUGAR 04 15º LUGAR 01

13 – DOS PROTESTOS

(13.1 - Os protestos contra pilotos, motocicletas, atitudes anti-desportivas e resultados, só terão validade se apresentados formalmente através de documento assinado pelo piloto ou chefe de equipe e entregues ao Diretor de Prova até 20 (vinte) minutos após o término da bateria que o piloto tenha competido.

(13.2 - Os protestos só poderão ser apresentados INDIVIDUALMENTE E POR ITEM acompanhado de uma taxa no valor de R$ 100,00 (cem reais). Em caso de procedência do protesto, o valor será devolvido ao reclamante.

(13.4 - Conforme código disciplinar do FIM (Federação Internacional de Motociclismo) o Diretor de Prova deverá tomar decisões sobre as infrações e punir de imediatamente o Piloto ou em conformidade com a comissão de MotoCross julgar e punir o piloto/ equipe durante a etapa do Campeonato da seguinte forma:

-Advertência, Multa de até R$ 300,00 (trezentos reais), Penalidades de tempo ou pontos ou ainda a exclusão da etapa e Suspensão por mais 02(duas) etapas.


14-EXIGÊNCIAS DE SEGURANÇA:
1-A presença de no mínimo duas ambulâncias, para que em caso de acidente mais grave, possa ser o piloto prontamente atendido para remoção hospitalar, esse item é necessário em treinos e corrida.

2-A presença de bombeiros civil é obrigatória, afim do pronto atendimento á qualquer acidente, esse item é necessário em treinos e corrida;

3-O público deverá ficar totalmente isolado da área de pista por alambrados ou cercas, a fim de que não ocorra invasão de pista, evitando acidentes inesperados, ficando limitado á entrada na pista apenas o mecânico do piloto que estiver participando da competição;

4-Deverá haver dentro da pista (pitylaine)local disponível afim de que chefes de equipe e mecânicos possam sinalizar e realizar manutenção da s motocicletas;

5-Deverá haver um controle de vistorias das motos(parque fechado), sendo proibida a participação de motocicletas com chassis de numeração raspada ou ilegível, para que se evite o incentivo á fraude e ao roubo de motocicletas;

6-Os sinalizadores (bandeirinhas) deverão estar dispostos nas partes da pista em que a visão do piloto seja deficiente (saltos e curvas) e serem treinados pelo Diretor de Prova antes da entrada das motos na pista (treinos livres ou provas), a fim de que tenham responsabilidade e a forma correta de sinalizar ao piloto do acidente á sua frente, esse item é necessário em treinos e corrida.

7-Deverá ser exigido sempre do piloto o seu equipamento de segurança indispensável como, capacete, óculos,luvas,botas,calça e camisas resistentes;

8-Cabe ao Diretor de Prova a exigência do cumprimento destas normas, responsabilizando-se pelo não cumprimento das mesmas e seus efeitos.

15 – DA CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO
(15.1 - Os Cinco primeiros colocados em cada categoria, deverão se dirigir ao podium IMEDIATAMENTE após o término da corrida para as devidas premiações. Todos as ajudas de custos deverão ser pagos em moeda corrente sem nenhuma dedução.

Os 15 (Quinze) primeiros colocados serão bonificados com pontos da escala do quadro do item 12.



16 – DAS PREMIAÇÕES FINAIS DO CAMPEONATO ARENA NORDESTE DE MOTOCROSS
(16.1 - Para os pilotos que somarem o maior número de pontos nas suas devidas categorias, serão declarados campeões. Os mesmos serão homenageados e premiados em cerimônia de confraternização em local e data a ser definido pela PERACE.


17 – DOS PATROCINADORES E CERIMÔNIA FINAL
(17.1 - Os patrocinadores do CAMPEONATO ARENA NORDESTE DE MOTOCROSS terão exclusividade na divulgação de suas marcas no ambiente de realização das provas, cartazes, banner, locução, radio e sites.

(17.2 - A Cerimônia final de entrega de prêmios, homenagens e confraternização, será organizada pela PERACE em data, local e horário a ser definido com a possibilidade da presença de autoridades locais, regional e estadual.



PERACE- COMPETIÇÕES EVENTOS