RETROSPECTIVA 2016


Vamos para retrospectiva do ano de 2016 falando-se do motocross e das minhas narrações em geral como sempre faço todos os anos, destaques de pilotos da temporada e revelações.


RETROSPECTIVA 2016

O ano de 2016 não foi muito bom para o motocross em geral, começamos a temporada de 2016 com a fiscalização da policia federal referente as notas fiscais das motocicletas importadas, na sequencia a crise generalizada do nosso pais, ano com muitas tragedias, acidente com a Daiane de Caruaru-PE deixando paralitica, acidente que deixou entre a vida e a morte o nosso melhor piloto do Brasil Jorge Balbi Junior, ainda em recuperação, a morte do piloto de motocross nordestino  Vanio de Fortaleza, e agora a noticia triste da morte do Andre Stoco. O esforço dos guerreiros promotores de eventos para conseguir fechar a temporada dos campeonatos, mesmo assim destacando o Nordeste com boas corridas, provas como Cubati-PB, Arapiraca-AL, Carrapateira-PB (Arena Nordeste de Motocross). A Liga Nordeste de Motocross veio com a prova do Noca das Camarinhas em São Domingos-PE e pista Canela em Santa Cruz do Capibaribe-PE. A Copa Sisal de Motocross fez a grande festa do motocross do estado da Bahia na pista do Gika Pneus em Serrinha Bahia. Os estaduais conseguiram fechar o ano mesmo com dificuldades, cumpriram o calendário o estadual sergipano de motocross, estadual pernambucano de motocross, estadual baiano de motocross, estadual paraibano de motocross e a copa alagoana de motocross que também fechou a temporada apresentando seus campeões e vice campeões.

DESTAQUES E REVELAÇÕES 2016

Sergipe 

O estado de Sergipe é celeiro de grandes nomes do motocross nordestino, um deles o Rodrigo Lama que esse ano ficou fora do motocross motivado por lesões no ombro, mas é a terra do papa titulo Morcegão que esse ano fechou com mais um estadual, Tony Melo Melo espantou a fase de contusões e voltou a conquistar titulo graças a Deus, destaque e revelação vem da cidade de Itabaiana, Matheus Barbosa com destaque notavelmente conquistando o estadual pernambucano e Igor Pinguim é a grande revelação que infelizmente acabou machucando-se no final da temporada na corrida do Viva Motocross Arapiraca.

Bahia

A Bahia foi um estado que fez poucas corridas esse ano de 2016, o Gabriel Valverde e Eugênio MX Gate focando os estudos, Julio Cesar Nuno vinha bem acabou lesionado, ficando com folga o destaque para o Gilbertino da cidade de Jequié, gostei também da tocada do Bruno Cachorrão de Jacobina e do mestre da MX-3\MX-4 Washington de Juazeiro, mas a revelação da temporada ficou para Kinho Bala, que com certeza será um dos grandes nomes do motocross nordestino.

Alagoas 

O estado que vem crescendo com o nível dos pilotos e das corridas, estado sede do Viva Motocross Arapiraca e que tem a grande corrida do sertão na cidade de Delmiro Gouveia, falando-se de Delmiro Gouveia, Jackson Cruz levou o titulo de campeão da Copa Alagoana, o arapiraquense Alex Alves ficou com a principal categoria MX-1, o piloto destaque ficou para Pedro Neto da Dinotrilha pelas conquistas do Arena Nordeste e Estadual Pernambucano, a revelação do ano foi para Eduardo Dudu que conquistou o estadual sergipano e mostrou um grande desempenho nas corridas que participou.

Pernambuco

A disputa é grande no celeiro do motocross nordestino, lembrando que Gustavo Amaral, Tallys Nathan e Rai Arruda foram destaques na especial, na categoria nacional o grande nome vem sendo do Yuri Gabriel e no finalzinho da temporada a crescida do Janiedson, o ano não foi muito bom para Juninho #57 que teve bastante problemas com as motocicletas e João Vitor na mesma situação, garotos que são grandes nomes do motocross, mas sem duvida a revelação estourada é do Tallys Nathan que levou a bandeira do Nordeste e disputou de igual pra igual no campeonato brasileiro com pilotos de fabrica. Mas não posso esquecer de outro grande nome do motocross do estado, chamado de Diógenes Rufino que vem comandando a Open Nacional e a MX-3, revelando seu filho Diego Rufino como o mais presente chefe de equipe nas pistas de competições.

Paraíba

A Paraíba de nomes como Daniel Moura, Tui MX, Eduardo Mamanguape... hoje quem vem papando tudo chama-se Alexandre Magno, Arthur Seguros, Saulo José, Kleber Morais, os campinenses comandaram o ano de 2016. Fugindo um pouco das regras quero colocar como destaque o Wagner Roda Auto Escola por tudo que tem feito com o motocross do seu estado, a revelação fica para os dois garotos de Arara, João Neto e Alison.

Rio Grande Norte

Outro celeiro nordestino de grandes pilotos, nomes como Andre Leite, Marcio Jr, Arthur Gás, Fristo, Novinho Voador... e agora voltando com tudo as competições o Izaias Araujo, quero destacar a temporada para Andre Leite pela conquista da Liga Nordeste de Motocross, o piloto revelação vai para Reginaldo Vitor de Mossoró. Quero também deixar os parabéns ao promotor de eventos Zezé Racing, pelas provas que vem promovendo na região potiguar.

Ceara

O Ceara perdeu o eixo do motocross com a morte do Vanio de Fortaleza em 2016, falando eixo pelo histórico do piloto Vanio que era presença marcante nas grandes corridas do Nordeste, eu CariraCross tive a honra de narrar pela ultima vez o Vanio de Fortaleza, na cidade de Santo Antonio de Jesus Bahia, onde o mesmo fez o curso de pilotagem com o Jorge Balbi Jr.  Agora resta a lembrança e saudades desse verdadeiro campeão dentro e fora das pistas. Quero deixar o nome de Vanio de Fortaleza como destaque e como revelação, que Deus prepare um bom lugar no céu para nosso eterno campeão.

Obs. Lembrando que o Ceara tem grandes nomes na região, nomes como do Bruno Alencar, Thiago Mota, Nego Diesel, Diego Julião..., a menina Jeovania que foi o nome da categoria feminina em Carrapateira na final do Arena Nordeste de Motocross e Stenio Goianinho que mesmo voltando de contusões fez bonito em corrida na Argentina com a bandeira do Brasil e na sequencia conquistou o titulo do estadual baiano.

OBRIGADO DO CARIRACROSS

O meu muito obrigado vai para os promotores de evento e diretores de provas, juntos compartilhamos alegrias, raivas, erros e acertos, e assim levamos o ano de 2016 com o nosso motocross nordestino, mais o brilho mesmo é dos pilotos de motocross, sem eles nada disso existia. Obrigado a toda imprensa pelos elogios, pelas criticas, é assim que aprendemos valorizar cada vez mais o nosso trabalho, agradecendo em especial ao meu amigo Mala Som (MOVIEDRONE).

KARTISMO BRASILEIRO

Foi um ano maravilhoso para meu trabalho no kartismo brasileiro, fechamos o estadual paraibano e o estadual sergipano toda a temporada de 2016, e tive a honra de narrar as duas fases do campeonato brasileiro da 51ª edição que rolou na cidade de Conde Paraíba no Kartódromo Internacional Paladino.

MOUNTAIN BIKE

2016 tive o prazer de narrar uma grande prova de Mountain Bike, prova chama de Desafio Rede de Postos Presidentes na Fazenda Aroeira (Maracanã do MTB Brasileiro|), muito grato a esses dois caras, Mala Som e Diego Carvalho, muito obrigado amigos.

OBRIGADO AOS MEUS PATROCINADORES

Rota do Mar
Centuriões do Rei
Zito do Guincho
Líder Moto Peças
OZ Academia (Ozureias)
Siri-Tech
Hidrosistem Sistema Hidráulico
Soducato (Pezão)
Auto Service Arapiraca (Andre)
Palmeira Trator
Baixinho da Retifica
Artjet Comunicação Visual

FINALIZANDO

Primeiro quero agradecer ao Nosso Senhor Jesus Cristo por mais um ano de vitorias, depois a minha família que sempre está ao meu lado, na alegria, na tristeza, na saúde e na doença. Obrigado família.

FELIZ 2017

Vem comigo Brasil
Fonte\ CariraCross