Vai começar o pernambucano de motocross 2019


O Estadual Pernambucano de Motocross volta ao calendário do motocross nordestino nesta temporada do ano de 2019, a informação veio carimbado com um cartaz da 1ª etapa na cidade de Paranatama que tem uma das grandes pistas de motocross da região Nordeste. 




O ano de 2019 promete para o motocross nordestino com a noticia do retorno do forte estadual pernambucano de motocross, FEPEM - Federação Pernambucana de Motociclismo que tem como presidente o Sr. Sergio Flores, confirmou a abertura do campeonato para os dias 23\24\FEVEREIRO\2019 para a cidade de Paranatama, os bastidores indicam novidades para esta temporada do tradicional pernambucano de motocross, se falando em tradição a cidade de Iati está dentro do calendário da temporada. 

1ª \ ETAPA
Paranatama-PE 

Conheça um pouco da cidade sede da abertura do estadual pernambucano de motocross que fica localizada no agreste pernambucano na região de Garanhuns a 218\km da capital Recife, cidade de 11.478 habitantes que tem a administração do prefeito José Valmir Pimentel de Gois.

O nome do município vem dos Índios Itacoatiara, primitivos habitantes da região. Antigo distrito de Garanhuns, Paranatama inicialmente era chamada de Serrinha do Catimbau, devido à Serra do Catimbau. Ao ser elevada à condição de vila pelo decreto-lei nº 92, de 31 de março de 1938, passou a ser denominada Itacoatiara. 

Em 1943, teve seu nome trocado para Paranatama. Tornou-se município autônomo em 20 de dezembro de 1963 e sua instalação deu-se em 4 de fevereiro de 1964. 

Segundo Roberto Harrop Galvão, o nome Paranatama foi uma invenção do Tupi, e quer dizer região dos rios(paraná: rio + retama: terra, lugar). No dia 20 de julho de 1935, o local onde hoje se encontra a cidade que ainda era um distrito de Garanhuns, foi sede de uma batalha entre os moradores e o grupo de cangaceiros de Lampião, Maria bonita foi baleada por João Caxeado, na praça João Correia de Assis, fazendo com que o bando de Cangaceiros tivesse que bater em retirada, como saldo negativo desta invasão ficou a morte de José Gomes, mas como saldo positivo a cidade ficou para história por ter expulsado o grupo de cangaceiros.

Hoje em dia um grupo de teatro local coordenado por Amauri dos Santos conta a história da invasão em forma de xaxado, dança típica da região.

Estadual Pernambucano de Motocross 
1ª Etapa 

Organização 
Perace 
Direção de Prova 
Sergio Flores
Narração 
CariraCross 
Supervisão 
Fepem 
Apoio 
Prefeitura Municipal de Paranatama

Vem comigo Brasil

Fonte\ CariraCross