MX DE ÁGUAS BELAS-PE 28\29\SET\2019


A cidade de Águas Belas Pernambuco arrumando a casa para receber o motocross nordestino nos dias 28\29 de setembro de 2019, pista de motocross praticamente pronta com padrões que os pilotos gostam de acelerar.



Tá chegando a hora de mais uma etapa do estadual pernambucano de motocross que tem largada confirmada com a quinta etapa do arena nordeste de motocross, cidade de Águas Belas localizada no agreste do estado na região do Vale do Ipanema prepara a casa para recepcionar o Nordeste nos dias 28\29 de Setembro de 2019. 


Águas Belas que tem a administração do prefeito Luiz Aroldo tem uma população de 48.000 habitantes IBGE-2013\4 fica a 303km da capital Recife, cidade que tem um histórico indígena, conheça um pouco da cidade sede da 4ª etapa do pernambucano de motocross e 5ª etapa do arena nordeste de motocross. 


As terras indígenas foram demarcadas em 1875, embora os conflitos pela terra não tenham sido completamente sanados, entretanto, é necessário a re-demarcação. Em 2010, a FUNAI esteve em Águas Belas para iniciar o processo de re-demarcação, entretanto, o processo ainda se encontra em fase e identificação.

A cidade de Águas Belas encontra-se dentro da reserva indígena. Foram construídas dentro da reserva edificações, como a rodovia 423, que corta o lote dos índios pela metade.

Hoje cerca de 5.000 índios Fulni-ôs também habitam uma área dividida em 427 lotes individuais, que totalizam 11505 ha.[6] Vivem do artesanato e agricultura de subsistência. São ainda os únicos índios da região nordeste, com exceção as etnias do Maranhão(Kanela (Apanyekra e Ramkokamekra), Krikati, Gavião (Pukobyê),  Kokuiregatejê, Timbira do Pindaré e Krejê) com o idioma próprio, o Yaathê ,nas praticas culturais encontra-se alguns rituais como o Toré e Cafurna e o Ouricuri.

Fonte\ CariraCross